Diversos / Curiosidades

Como a comunicação pode melhorar a sua vida sexual

comunicacao-sexual-casal
Frases Picantes
Escrito por Frases Picantes

Falar sobre sexo pode se traduzir em benefícios para a nossa vida sexual – especialmente se a conversa acontece durante o ato. Uma nova pesquisa mostra que o conforto com a comunicação sexual está diretamente ligada à satisfação sexual.

Os pesquisadores descobriram que pessoas que estão mais à vontade para falar sobre sexo também são mais propensas a fazer isso durante o sexo. No entanto, isso não explica totalmente por que aqueles que gostam de conversar durante o ato sexual são mais felizes com suas vidas eróticas.

“Mesmo que você tenha só um pouco de ansiedade a respeito da comunicação, isso não afeta só o fato de você estar se comunicando ou não, mas também afeta diretamente a sua satisfação”, afirma a pesquisadora Elizabeth Babin, especialista em comunicação na saúde na Universidade Estadual de Cleveland (EUA).

A ansiedade “pode ​​tirar as pessoas do momento e, portanto, reduzir a satisfação geral que elas experimentam durante seus encontros”, explica ela.

Falando sobre sexo

Como as pessoas falam sobre sexo é um tema importante para os pesquisadores de saúde pública. Afinal, as pessoas que se sentem desconfortáveis ao ​​solicitar aos seus parceiros para usar preservativos podem estar em maior risco de ter relações sexuais desprotegidas, expondo-se a doenças sexualmente transmissíveis.

Mas poucas pesquisas já investigaram o que impede as pessoas de falar sobre seus gostos e desgostos na cama, conta Babin. “A fim de aumentar a qualidade da comunicação, precisamos descobrir por que as pessoas estão se comunicando e por que elas não estão se comunicando”, aponta.

Para fazer isso, Babin recrutou 207 pessoas, 88 das aulas de graduação e 119 de sites online, para completar pesquisas sobre sua apreensão a respeito da comunicação sexual, sua satisfação sexual e a quantidade de comunicação não verbal e verbal durante o sexo. Por exemplo, os participantes foram questionados quanto eles concordavam com afirmações como: “Eu me sinto nervoso quando eu penso em falar com o meu parceiro sobre os aspectos sexuais de nosso relacionamento”, e “Eu me sinto ansioso quando eu penso sobre o meu parceiro dizendo o que não gosta durante o sexo”.

Os participantes, com idade média de 29 anos, também responderam a perguntas sobre sua autoestima sexual, tais como quão bons parceiros eles achavam que eram e quão confiantes eles estavam em suas habilidades sexuais.

Comunicação sem palavras

As perguntas revelaram que o receio em falar sobre sexo pode estragar sua diversão sexual, estando a ansiedade ligada tanto a menos comunicação na cama quanto a menos satisfação geral. Não é novidade que menos apreensão na hora da comunicação sexual e maior autoestima sexual foram ambas associadas com mais comunicação durante o sexo.

Caso você não se sinta confortável para comentar “ao vivo” suas relações, não se preocupe. A comunicação não verbal está mais intimamente ligada à satisfação do que a comunicação verbal. “Sinais não verbais podem parecer mais seguros”, teoriza Babin. “Podem ser percebidos como menos ameaçadores, por isso pode ser mais fácil gemer ou se deslocar de uma certa maneira, o que pode dizer mais que a pessoa está se divertindo do que propriamente falar ‘Ei, isso é muito bom, eu gosto disso’. Isso pode parecer muito direto para algumas pessoas”.

A pesquisadora planeja agora pesquisar casais para obter os dois lados da história e descobrir como estilos de comunicação dos casais combinam com sua satisfação sexual. O objetivo final, segundo ela, é dar aos terapeutas e educadores sexuais ferramentas para ajudá-los a ensinar as pessoas a falar sobre sexo de forma mais aberta com os seus parceiros.

“A comunicação sexual é uma habilidade, e nós não estamos bem treinados nela”, finaliza. [LiveScience]

Recomendados Para Você:

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Escreva um Comentário

X Frases Picantes, Safadas e Provocantes
Para Apimentar a Relação via WhatsApp
» Enviar Frases Picantes! «

"Guia Simples e Prático Para Apimentar a Sua Relação Hoje Mesmo!"

Baixe nosso eBook Grátis

Fechar